WEBDOCUMENTÁRIO MARANHENSE TRAZ ANIMAÇÃO COM MULHERES NORDESTINAS DE DESTAQUE

Seis mulheres nordestinas, de significativa importância nas causas coletivas, nas artes, literatura e nas ciências, são temas de um webdocumentário produzido pela Dupla Criação. “Mulheres Nordestinas Ilustradas” faz o justo reconhecimento e o registro histórico, em desenho animado, das personagens selecionadas: Apolônia Pinto, Maria Aragão, Dona Dijé, Ana Jansen, Firmina dos Reis e Nise da Silveira.

A ANIMAÇÃO FOI PRODUZIDA PELA DUPLA CRIAÇÃO: REFERÊNCIA EM ANIMAÇÃO NO MARANHÃO

A Dupla é mais completa produtora de filmes em animação 2d, HQs, ilustrações, livros e marcas do estado. A animação foi selecionada por um edital  da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, projeto Conexão Audiovisual. Com direção de Beto Nicácio, a iniciativa envolveu um grupo de ilustradores, sendo que cada um foi responsável por representar uma das mulheres nordestinas. “A história coletiva só tem a ganhar ao (re)conhecer este conjunto de mulheres que foram sujeitos da história de nosso país: pois foram mulheres que romperam com os padrões vigentes de suas épocas e afirmaram-se como protagonistas”, destacam os realizadores.

FICHA TÉCNICA

Direção: Beto Nicácio

Produção:Nádia Nicácio

Narração: Geyse Nicácio

Ilustradorxs: Gislany Araujo da Silva – Maria Aragão; Lydia Rebeka Sousa Pereira – Apolônia Pinto; Neilson Carlos Nascimento Nicácio – Maria Firmina; Ronald Teixeira Martins – Nise da Silveira; Alberto Nicácio (Beto Nicácio) – Ana Jansen; Haggi Wilklef Nunes Andrade – Dona Dijé

Animação, Edição e finalização: Dupla Criação

Trilha sonora: Maxixe , de Chiquinha Gonzaga

Instagram: http://@criacaodupla

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *