TOQUE PARA ARRECADAR RECURSOS

Uma campanha solidária, criado pelo músico e produtor cultural Kadu Galvão, está arrecadando recursos para apoiar as caixeiras do Divino Espírito Santo de Pindaré Mirim Maranhão. O total arrecadado será destinado à gravação do primeiro disco das caixeirias.

O objetivo da campanha é fazer um registro como forma de valorização e proteção dessa manifestação ancestral. Artistas locais e nacionais já demonstraram apoio, como Carlinhos Antunes (artista e musico-diretor da Orquestra Munda REFUGI) os cantores, Flávia Bittencourt e César Nascimento e o percussionista e produtor musical Luiz Claudio. Kadu é neto de caixeira e tem uma história de vínculo com a cultura popular maranhense.

GRUPO DE MARIA CAIXEIRA É FORMADO POR MULHERES NEGRAS E IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PINDARÉ-MIRIM

 
Grupo de Maria Caixeira – A Associação Feminina Cultural Democrática Divindade do Vale do Pindaré Mirim, conhecida como Grupo de Maria Caixeira, foi  formada em 1991 por mulheres negras e idosas da cidade de Pindaré-Mirim dispostas a louvar o Divino Espírito Santo. 

O grupo formado por Maria Caixeira tem cerca de 30 mulheres idosas, acima dos 65 anos de idade que cantam e dançam em louvação ao Divino Espírito Santo. moradoras da periferia de Pindaré, tocam caixa como uma continuidade dos seus antepassados em geral são domésticas, lavradoras, dona de casa e zeladoras.  Durante todo o ano na cidade de Pindaré-Mirim, elas recebem convites para apresentações em Pinadaré  nas cidades próximas como Santa Inês, Monção e Bela Vista. O grupo se apresenta nos terreiros de umbanda em pagação de promessa de devotos, e em eventos culturais da cidade. 

No mês de novembro acontece o Festejo do Divino Espírito Santo e a Festa de São Gonçalo realizada na cidade de Pindaré-Mirim (Maranhão). São três dias seguidos de festa liderada por Maria Caixeira, que conta com a participação das crianças, desempenhando o papel da corte imperial, interpretando Imperatriz, Imperador, Pajem, Mordomo, Mordoma, Aia, Os Anjos, floristas, Nossa Senhora Aparecida e Bandeirinhas. Ambas as festas são um híbrido de espiritualidade portuguesa e afro-brasileira. 

SERVIÇO

Como doar? As pessoas e empresas interessadas em doar por meio de depósito ou transferência bancária em nome de José Ricardo Sousa Galvão.

Dados Bancários:

Banco do Brasil 
 
Agência: 4445-8 
 
Conta corrente: 27.811-4 
 
CPF: 23460048808 
   
 
Caixa Econômica Federal 
 
Agência: 3958 
 
Conta Poupança: 00026017-6 
 
CPF: 23460048808 

Enviar comprovante de depósito para o email: caixeirasdodivino.pindaremirim@gmail.com  

Doações no site da vaquinha virtualhttps://www.vakinha.com.br/vaquinha/gravacao-do-1-cd-das-caixeiras-do-divino-espirito-de-pindare-mirim-maranhao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *