SAULO ARCANGELI LANÇA LIVRO SOBRE “O DIREITO DE EXISTIR” DA COMUNIDADE DO CAJUEIRO

O professor universitário, sindicalista e militante político, Saulo Costa Arcangeli, lança nesta quarta-feira (11) o livro Cajueiro: A Luta de uma Comunidade pelo Direito de Existir. O lançamento acontecerá no Auditório Che Guevara, na Sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, localizada na Rua do Sol, Centro de São Luís, a partir das 18h.

Publicado pela Editora Sundermann, a obra é fruto da dissertação de mestrado que recebeu o Prêmio UEMA de Teses, Dissertações e Outros Tipos de Trabalhos de Conclusão de Mestrado, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, em 2018.

O estudo aborda as relações de conflito entre os trabalhadores da Comunidade do Cajueiro e a empresa TUP São Luís (antiga WPR), que pretende construir um porto privado na região, em parceria com a empresa chinesa CCCC, sócia majoritária do empreendimento. Tem como objetivos principais esclarecer as narrativas em torno da perspectiva de implantação do porto, inclusive, a forte intervenção estatal em favor das empresas e a luta da comunidade para manter seu território e modo de vida tradicional.

Saiba mais – Saulo Costa Arcangeli é professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA), servidor público, conselheiro eleito do Conselho da Cidade de São Luís-MA (CONCID), atual coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe/MA), militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular CSP-Conlutas.

AGENDA

O quê? Lançamento do livro CAJUEIRO: A LUTA DE UMA COMUNIDADE PELO DIREITO DE EXISTIR.

Quando? 11 de março, quarta-feira, às 18h

Onde? Auditório Che Guevara, Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol, 413, Centro, São Luís (MA).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *