SÃO LUÍS SERÁ SEDE DE ENCONTRO NACIONAL DO QUILOMBO BRASIL

O IV Encontro Nacional do Quilombo Brasil vai acontecer, em São Luís, nos dias 19, 20 e 21 de abril, com o tema “Hip hop militante: arte, política, organização e revolução”. O evento faz referência às comemorações dos 30 anos do Quilombo Urbano no Maranhão e 10 anos do Quilombo Brasil.

Fundado em 2009 o Movimento Hip Hop Militante Quilombo Brasil (MHMQB) é uma entidade político-cultural, de âmbito nacional, que utiliza os três principais elementos da cultura Hip Hop (o break, o grafite e o rap) como instrumentos de conscientização e mobilização da juventude negra e pobre da periferia para lutarem contra a exploração e toda forma de opressão, envolvendo o trabalho da auto estima negra.

A abertura acontecerá no dia 18/4, no prédio do curso de História da UEMA, Centro Histórico de São Luís, a partir das 17h, com uma Mesa de Conjuntura, às 18h, com o tema: “O governo Bolsonaro e a organização dos de baixo”. No dia 19/4, ocorrerá o I Seminário de Mulheres do Hip Hop, para tratar da importância de organização das mulheres no hip hop militante e discutir políticas que agreguem mais mulheres ao movimento e dê condições para sua militância. Às 8h haverá uma Mesa de Discussão sobre “a importância do hip hop para o protagonismo das mulheres de periferia”. Durante os dias do evento estão programadas várias atividades culturais, tais como Grafitte Coletivo, Sarau das Minas e Grupos de Trabalho (GTs), Geral e de Mulheres, como por exemplo o GT4 com o tema: “não sou mina dos caras, sou mina pra guerra”.

Desde seu surgimento, o Quilombo Brasil realiza encontros bienais que trazem temas relevantes à formação política de seus militantes e preparam seus membros para atuarem no movimento de massas. Atualmente, o Quilombo Brasil é construído pelos movimentos: Quilombo Urbano/MA, O3/SP, Negrada hip hop/CE, Quilombo Urbano Volta Redonda/RJ, Lutar é preciso/SC, Esquadrão Quilombola/PE e Quilombo Zona Norte/RN. Teresina, Recife e São Luís já sediaram o encontro.

CONTATOS PARA MAIS INFORMAÇÕES
Luanda Martins: cel (98) 987187296
Gleydson Coutinho: cel (98) 988823561
Marilia Durans: cel (98) 81550091

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *