Refugiados do Desenvolvimento

O filme dirigido pelo mineiro Fábio Nascimento, de Ipatinga (MG) foi apresentado na Assembleia Latino-Americana da ong Médicos Sem Fronteiros, no ano passado. Fábio é um mochileiro que garimpa as causas sociais e ambientais. Costuma percorrer as regiões Norte e Nordeste do País e países da América do Sul, cobrindo temas urgentes como os impactos da extração dos recursos naturais por causa do agronegócio, da mineração, da construção de hidrelétricas e os impactos na saúde de povos vulneráveis como ribeirinhos e indígenas. No México, documentou a situação da doença de Chagas, quando surgiu a oportunidade de criar “Refugiados do Desenvolvimento.”

“Viajava com Jorge Pedro Martin, médico e grande ser humano, que há anos trabalha com a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) e hoje é presidente da plataforma sobre essa doença na Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi)”, conta. “Em nossas conversas, falei dos projetos que eu tinha feito e ele me convidou para participar de uma mesa de debates sobre os impactos sociais e ambientais da extração de recursos em nosso país, na . Eles queriam o ponto de vista de alguém que não fosse médico”.

No texto, narrado pelo cantor e compositor Chico César, as mais importante riqueza do Brasil é vilipendiado pela exploração dos recursos naturais: “o progresso no Brasil não previu uma coisa: gente. Cada vez mais pessoas estão nas estradas, sem o trabalho do campo, onde o latifúndio reina” e “a riqueza da terra leva à pobreza os que nela vivem para nutrir a prosperidade de outros. Os brasileiros que sofrem com essa exploração sem limite são refugiados do desenvolvimento, que não encontram refúgio para sua alimentação, sua saúde, seu sustento, seu modo de vida, sua dignidade”.

FICHA TÉCNICA
Vídeo apresentado na Assembleia Latino-Americana dos Médicos Sem Fronteiras (Latin-American Assembly of MSF – Doctor Without Borders).
Duração: 8 minutos
Imagens, texto e montagem: Fábio Nascimento
voz: Chico César
Colaborações:
GREENPEACE
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL
LATIN-AMERIKAGRUPPENE I NORGE
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
NATIONAL GEOGRAPHIC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *