QUILOMBO URBANO LIBERDADE DEBATE 𝐆𝐄𝐍𝐎𝐂Í𝐃𝐈𝐎 𝐍𝐄𝐆𝐑𝐎 EM MEMÓRIA DOS MORTOS DE SHAPERVILLE

O dia 21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Nesta data, em 1960, 89 negros e negras foram mortos, e outras centenas ficaram feridas, durante uma manifestação que reuniu mais de 20 mil pessoas contra a Lei do Passe, no bairro de Shaperville, em Johannesburgo, África do Sul. Esta lei obrigava todos os negros a usar um tipo de “passaporte”, que limitava a circulação e o acesso em locais públicos e privados.

Quase 60 anos depois, o jovem Caio Ribeiro foi assassinado brutalmente pela PM de Flávio Dino no Quilombo Liberdade, maior quilombo urbano do Brasil que fica localizado na capital do Maranhão, estado em que a cada 100 homicídios, 91 são de negros, situação que caracteriza um genocídio negro.

Nesta data, próximo sábado (21), que marca um dos mais importantes momentos da história de luta do povo negro, será realizado um debate com o tema: “60 anos depois: de Shaperville ao Quilombo da Liberdade”. O PSTU Maranhão vai realizar um transmissão ao vivo (live), pelo Facebook, com o professor e mestre Rosenverck Estrela, do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Secretaria Nacional de Negros e Negras do PSTU.

𝐀𝐆𝐄𝐍𝐃𝐄-𝐒𝐄

𝐎 𝐐𝐔𝐄? Live GENOCÍDIO NEGRO EM DEBATE: 60 ANOS DEPOIS, DE SHAPERVILLE AO QUILOMBO DA LIBERDADE”

𝐐𝐔𝐀𝐍𝐃𝐎? Dia 21 de março, a partir das 17h.

𝐎𝐍𝐃𝐄? www.facebook.com/pstumaranhao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *