INTELECTUAIS E PESQUISADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO NA UFMA

O Centro Acadêmico de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gestão Maria Aragão, está organizando o Encontro do Pensamento Político Contemporâneo: Políticas Públicas, Religiosidade e Estado. O evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2019, no auditório da Reitoria, na UFMA, e conta com a participação de professoras, professores e parlamentares.

O evento tem como objetivo buscar “promover um debate aprofundado, qualificado e lúcido acerca de questões pertinentes no cenário político contemporâneo e brasileiro com ênfase em conceitos e noções que permeiam o nosso presente, tais como participação política, reacionarismo, direitos humanos, liberdades individuais, Estado, entre outros”. Na programação, haverá debates, mesas redondas e apresentações culturais.

No dia 25 será exibido, às 14h, o filme Uma Noite de 12 anos  (Uruguai, 1973, Uruguai). O documentário aborda o período de prisão vivido por José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort), militantes dos Tupamaros, grupo que lutou contra a ditadura militar uruguaia. Eles são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *