EUCLIDES MOREIRA LANÇA LIVRO SOBRE FEMACO E MARACANTO

Será lançado na próxima sexta-feira (18),  o livro “Memórias (En)cantadas”, às 18h30, no Espaço Gentil, Palacete Gentil Braga. A obra faz um resgate memorial dos Festivais Maranhense de Coros (FEMACO) e de Canto Lírico (MARACANTO), de autoria do professor Euclides Moreira Neto, integrando à programação do Projeto Do Nosso Jeito, que é executado pela Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O livro Memórias (Em)cantadas” tem o selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e faz parte de uma vasta investigação documental e testemunhal reunida pelo professor Euclides Moreira Neto, tendo a Supervisão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia, no qual o autor cursa Doutorado. A revisão do texto foi da Técnica em Educação, Sabina Dias Carneiro.

Segundo o autor de “Memória (En)cantadas”, o livro, além de fazer um resgate memorialista sobre a importância e trajetória destes dois projetos culturais desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão, é um resgate afetivo de uma ação da academia, que foi muito marcante na comunidade ludovicense, tendo dado a UFMA um status diferenciado e reconhecido em todo o Brasil, o qual rendeu bons frutos para o campo musical de nossa região.

Diz o professor Euclides Moreira Neto que, além do relato pessoal do investigador, a obra contém o testemunho de vários atores que participaram ativamente da execução dos projetos do FEMACO e MARCANTO, destacando-se nomes como Mário Cella, Fernando Elias Mouchrek, Simão Pedro Amaral, Yêda Stella Salim Rosa, Núbia Maranhão, Alan Ribeiro, entre tantos outros que deram contribuições muito importante para que estes eventos culturais fossem realizados na capital maranhense.

OBRA TRAZ RESGATE CULTURAL E RELATO PESSOAL DO AUTOR SOBRE EVENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS NO ESTADO

O autor destaca que a obra tem uma edição limitada, pois todas as despesas foram bancadas com recursos próprios, fator que impossibilitou uma tiragem mais significativa da referida obra, entretanto, esclarece Moreira Neto que o conteúdo do livro “Memórias (En)encantadas” será disponibilizado gratuitamente na plataforma digital da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA). Após o lançamento o livro poderá ser encontrada na livraria da AMEI, no São Luís shopping.

Sobre o autor – Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu-MA. No momento está a cursar doutoramento no Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Linguagens e Cultura”, na UNAMA (Universidade da Amazônia), sendo seu objeto de investigação os “Blocos Tradicionais do Maranhão”, manifestação cultural do ciclo carnavalesco. Sua formação educacional e acadêmica ocorreu em Instituições de Ensino Público e atualmente é professor universitário, lotado no Curso de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, na UFMA (1976-1979), tem dois cursos de Especialização: Teoria e Prática em Jornalismo, ministrado na UFMA (1981-1982), e Planejamento da Comunicação, na Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com a Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Friedrich Ebert da República Federal da Alemanha, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação (ABPEC) com o Centro Internacional de Studios Superiores de Comunicación para a América Latina (CIESPAL), Mestrado em Comunicação, viabilizado por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão e Universidade Virtual do Maranhão – (2009-2011); exerceu a função de conselheiro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991- 1994 e 2007-2008); reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012). 

Ao longo de sua carreira como docente, sempre se envolveu com a área de extensão e cultura, desenvolvendo atividades em todas as áreas de expressões artísticas, principalmente na área audiovisual. Na UFMA, foi Coordenador do Núcleo de Atividades Visuais do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, além de diretor daquele Departamento (CD4) por 12 anos consecutivos (1996-2008). Atualmente, é o Diretor Geral da Rádio Universidade FM, órgão vinculado à Fundação Sousândrade e a UFMA. 

Seis obras serão lançadas o evento, incluindo a nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade; ‘’Coreiras: Performance e Jogo no Tambor de Crioula’’ de Cássia Pires, professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFMA; ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’ de Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, e José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras;  ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’ da poetisa e MC de rap, Jéssica Cantanhede e ‘’O Cheiro do Tempo’’ de Sanatiel Pereira, Diretor da Editoria da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *