CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE SERÁ LANÇADO VIRTUALMENTE NA SEXTA-FEIRA

A Universidade Federal do Maranhão homenageará o educador  e filósofo Paulo Freire, no ano do centenário do seu nascimento. O evento acontece, nesta sexta-feira (6), de forma online, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da UFMA. A transmissão será uma prévia da ampla programação em torno do centenário, a ser realizada no segundo semestre e culminará com o Encontro Nacional de Diálogos Freirianos na UFMA (ENDiFRE), que acontecerá de 3 a 5 de novembro com apoio da FAPEMA e contará com a participação de Nita Freire, viúva de Paulo Freire.

Biografia – O educador e filósofo, Paulo Freire, se estivesse vivo, completaria 100 anos.  Nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, ganhou reconhecimento mundial pela sua incansável luta em defesa de uma educação libertadora. Defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. Considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Freire é também o Patrono da Educação Brasileira. Ganhou diversos prêmios em reconhecimento a seu trabalho, faleceu no dia 2 de maio de 1997, deixando uma vasta obra sobre práticas pedagógicas.

Para a professora Dulce Ferreira do departamento de Educação da UFMA, uma das organizadoras do evento, a reafirmação da práxis freiriana é urgente.

“Como docentes e pesquisadores da educação, vinculados à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reconhecemos a potência e urgência de reafirmarmos a práxis freiriana. Desta forma, juntamo-nos ao movimento internacional de celebração do centenário de Paulo Freire e estamos organizando diversas ações comemorativas com o intuito de contribuir para manter viva a memória e o legado do pensador e educador pernambucano Paulo Freire”, analisa.

A arte do evento mostra Paulo Freire rodeado por representantes da cultura maranhense e de movimentos sociais e leva a assinatura de Beto Nicácio, um dos mais talentosos quadrinhistas do Maranhão

Mais informações:

Dulce Ferreira: (98) 92341922

Alice Pires van Deursen: (98) 981455052

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *