BLOG LANÇA PROJETO “O QUE 2020 ME ENSINOU? NARRATIVAS PARA O BALANÇO DOS DIAS”

2020 foi mais do que o ano da pandemia. Foi um ano de perdas, de dores, do isolamento, do lockdown, do negacionismo, do bolsonarismo insensato diante da crise. Mas foi, sobretudo, um ano de aprendizado.

A pandemia de coronovírus provou a falência do modelo civilizatório voltado ao próprio umbigo. Diante da ameaça de contaminação, bilionários e proprietários das grandes fortunas mundiais permanecem em iguais condições de letalidade de paupérrimos. De Nova Iorque à tribo dos Huni Kuim, na Amazônia, onde 90% da indígenas foram contaminados pela Covid-19. O mundo recolheu-se à vulnerabilidade ante a ameaça planetária.

Os recursos dos endinheirados não oferecem nenhuma condição extra de sobrevivência. A solidariedade surgiu em larga escala como um impositivo global. Segundo o Monitor das Doações Covid-19, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, mais de 6 bilhões de reais foram doados no Brasil para combater o impacto da pandemia – uma soma recordista na história das doações emergenciais.

A morte quis ser a protagonista do filme que está terminando. Ela é o grande enigma justamente da vida. Desde o aparecimento da razão, pensadores se debruçam diante de significados e interpretações em torno do fim da vida. Neste final de 2020, qual significado que tantas mortes deixaram para nós?

O ano da pandemia escancarou questões coletivas, reflexões individuais e deixou lições. Em busca de auscultar algumas pessoas, o blog Buliçoso traz a proposta de compartilhar experiências, emoções e “narrativas para o balanço dos dias”. 2020 está passando. Mas o que ficou?

O blog vai publicar, nos próximos dias, diferentes textos para compor o tema da série, escritos por diferentes personalidades. Mas a página está aberta também para qualquer um que queira deixar seus registros sobre o desafio de ter sobrevivido neste ano. Entre os compromissos fundamentais do jornalismo, acreditamos que é possível – e necessário – fazer jornalismo para a vida.

Envie seu texto para: blogbulicoso@gmail.com ou pelo whatsapp: (98)98423.8388

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *