ALUNOS DE ESCOLA DE SÃO LUÍS PRODUZEM FILME SOBRE RELACIONAMENTO ABUSIVO

Alunos de uma tradicional escola de São Luís, o Colégio Educallis, resolveram ousar no primeiro festival de filmes realizado pela instituição e produziram um curta metragem sobre relacionamento abusivo. A escolha de um tema delicado, raramente abordado no ambiente escolar e tratado como tabu em muitas famílias, é uma iniciativa que, no mínimo, merece ser reconhecida por todos que repudiam a violência, em suas diferentes formas.

O filme O Silêncio Mata é a história de uma blogueira, interpretada pela aluna Maria Clara Melo, 15 anos, que vive os primeiros momento felizes com seu namorado, o estudante Davi Lemos. Após algumas postagens, ela começa sofrer agressões físicas e psicológicas. Com cenas com forte carga de dramaticidade da personagem, a voz em off do rapaz repete as frases repletas de conteúdo machista, abusivo e violento: “por que você curtiu a foto dele?”; “que roupa curta é essa? Coisa de prostituta!”; “Mulher minha não faz essas coisas!” e outras. 

Com roteiro de Maria Cecília e Samuel, a produção ainda traz orientações a mulheres atacadas, feridas, ofendida e tratadas como objeto de prazer. Ao final, caracteres trazem breve descrição de alguns casos de mulheres mortas pelos ex-companheiros e o número do disque-denúncia, 181.

Segundo o Atlas da Violência (2012 e 2017), o Brasil registra 13 homicídios de mulheres por dia, com um crescimento acima da média nacional de assassinatos. Somos o quinto país do mundo em mortes violentas de mulheres. Apesar dos avanços, da criação da Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015) e das organizações sociais em defensa da mulher, a cultura machista, patriarcal, a desigualdade de gênero ainda perpetua modelos de comportamentos que resultam em crimes de ódio.

FICHA TÉCNICA

Direção: Maria Cecília e Maria Eduarda

Edição: Ana Giulia

Elenco: Davi Lemos, Maria Clara Melo, Márcio Henrique, Samuel, Gabriel Carneiro e Elson

Direção de Arte: Ana Giulia Roteiro: Maria Cecília, Ana Giulia, Maria Clara, Maria Eduarda, Márcio, Gabriel, Samuel e Elson

Texto: Elson e Maria Eduarda

Gravação e Maquiagem: Ana Giulia Fonseca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *