AGÊNCIA TAMBOR, NPC E ABRAÇO REALIZAM SEMINÁRIO SOBRE COMUNICAÇÃO E PODER

A Agência Tambor (MA), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC-RJ) a Associação Brasileira de Rádio Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA), com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo realizam, em São Luís, nos dias 27 e 28 de julho, o II Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão.

O evento remete ao debate sobre democratização da comunicação no Brasil, país marcado por um cartel midiático, o mesmo que fala em “imparcialidade”, mas predominantemente alinhado à direita, com um jornalismo patrocinado pelo grande capital, bancos, agronegócio, mineradoras, oligarquias.

No momento em que a extrema direita estabeleceu no Brasil a propagação de violência e mentiras, gabinetes de ódio, renegando o jornalismo, movida por muito dinheiro, o seminário é um espaço com diferentes forças de um campo político progressista, havendo entre elas uma pluralidade política. É uma defesa de um jornalismo voltado ao interesse público, à justiça social, aos direitos humanos, à preservação ambiental, em que notícia não é mercadoria.

A referência do evento é uma comunicação popular, alternativa, comunitária, sindical, alinhada com a classe trabalhadora, com as nações originárias (indígenas), quilombolas, povos e comunidades tradicionais. Será realizado de forma presencial, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol, no Centro da capital maranhense.

ED WILSON, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E PRESIDENTE DA ABRAÇO E CLÁUDIA SANTIAGO, DO NPC-RJ: REFERÊNCIAS EM COMUNICAÇÃO POPULAR NO BRASIL

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) é uma instituição criada no Rio de Janeiro, em 1994, pelos jornalistas Vito Giannotti (já falecido) e Cláudia Santiago. Atua na área de formação, sendo uma referência no Brasil. Cláudia Santiago estará em São Luís, falando no II Seminário de Comunicação no Maranhão.

Desafios da Comunicação Popular – Ao todo serão 19 palestrantes, entre jornalistas, educadoras e educadores, indígena, quilombola, fotógrafa, cientista político, sindicalistas do campo e da cidade, advogado, militantes da comunicação popular, lideranças sociais. Serão seis mesas, que tratarão de temas como Comunicação Contra-hegemônica, Webjornalismo, Luta Popular, desafios da comunicação na Amazônia, além de diferentes aspectos da comunicação sindical, incluindo formação, ações na internet e a organização da classe. Mais informações sobre os palestrantes e os temas podemos ser acessados no link abaixo.

A primeira edição deste seminário ocorreu em 2017, resultando na criação da Agência Tambor, fruto de uma articulação entre Jornal Vias de Fato, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA) e o Sindicato dos Bancários do Maranhão.

A expectativa é que se estabeleça uma articulação permanente, após este II Seminário, apontando para uma terceira edição, a ser realizada em 2023. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares poderá abrigar a futura edição do Seminário, que já ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e agora será no Sindicato dos Bancários.

MAIS INFORMAÇÕES:

Evento: II Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão

Datas: 27 e 28 de julho

Local: Sindicato dos Bancários do Maranhão

Inscrições no link:

https://forms.gle/xC4hVwqbKaBbDLTA9

Programação e palestrantes:

https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarionpcmaranhao


Charge: Cláudio Fernando Lascoski (Dinho Lascoski)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *